Mineiro de Juiz de Fora, Advar ouvia os acordes da Banda de Música da Sociedade Euterpe de Monte Castelo em sua casa e impressionado com aqueles sons, aos 13 anos começou a estudar música e a aprender a tocar clarinete com o saudoso Maestro Quirino da citada banda.
Entre 1988 e 1996, colaborou como músico da Banda de Música do 10º BI da 4ª RM, Ministério do Exército, em Juiz de Fora, como clarinetista, flautista e saxofonista.
Com a Orquestra de Jazz do Pró-Música/JF/MG, de 1993/2005, surgiu a possibilidade de vivenciar junto com outros músicos, o prazer de tocar em uma grande orquestra e participar dos Pró-Jazz Festival, com a participação de grandes nomes da música instrumental brasileira e internacional, como: Wagner Tiso, Nana Caymmi, Cristóvão Bastos, Mauro Senise, Leila Pinheiro, Vítor Santos e Orquestra Ray Conniff.
Graças a artistas de nossa região e outras, como: Cláudia Amorim/Adilson Santos (Dali), José Avelino Atalla (Memórias), Bruno Nogueira (Presença do Samba), Orquestra de Jazz (Vol 1-2), Hamilton Moraes (Os Impacientes), Gilberto Costa (Da Luz), Duty Botti (Nova Bossa Nova), etc, participou de diversas gravações de CDs em estúdio como saxofonista e flautista.
Em 2006, como saxofonista, fez uma participação no Flava-Fest Internacional Student Association da University of Alabama em Tuscallosa, nos Estados Unidos da América.
Em 2014 em Belo Horizonte (MG), participou da gravação do DVD Minas ao Luar ao vivo, com a Banda Canta Brasil no Teatro Sesc Palladium, com a ilustre presença nos palcos do grande Sérgio Reis.
Também em 2014, na linda cidade de Diamantina (MG), atuou juntamente com a Banda Canta Brasil, no Café Literário da UFVJM, (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri), sobre a obra do poeta e escritor argentino Julio Cortazar.
É formado pela Bituca Universidade de Música Popular de Barbacena (MG), nos cursos de saxofone e flauta, com os mestres , Cleber Alves e Mauro Rodrigues, respectivamente. Módulos 1 e 2, musicalização pelo método Kodaly, percepção musical, harmonia, arranjo e música modal, com o mestre Ian Guest. Improvisação e criação, preparação para o palco, produção, ética musical e prática de conjunto.