slidertopoPRODUCOES

Artistas

Voltar

Alexandre Scio

Natural de Juiz de Fora, Minas Gerais.

Alex desde cedo, teve o apoio da família para desenvolver seu talento artístico. Aos 5 anos iniciou contato com a música através do estudo do piano e aos 7 começou a estudar violão clássico. Mas o sonho de ser como um Beatle e tocar guitarra como Jimmy Page e Jimi Hendrix logo o fez procurar outras fontes de informações menos ortodoxas…

Auto didata, Alex começou a despontar no cenário musical local no começo da década de 80, ainda adolescente, em festivais intercolegiais.

Afirmou – se como músico no conjunto de rock “Mercúrio Cromo” de 1983 a 1985. Ainda em 85, fundou a banda “Metal Hotel” que participou da terceira edição do Festival de Rock de Juiz de Fora, juntamente com as bandas mais famosas do cenário Brasileiro na época como: Barão vermelho, Legião Urbana, Pára-lamas do Sucesso, Sangue da cidade, Celso Blues Boy, etc. Isto lhe rendeu o convite para ingressar na famosa banda de rock pesado paraense “Stress”, no Rio de Janeiro, entre 1985 e 87. Com o Stress, excursionou por cidades de Minas e do estado do Rio de Janeiro, chegando a dar shows no Circo Voador.

No começo da década de 90, após retornar a Juiz de Fora, retomou seus estudos de Harmonia e improvisação, começou a dar aulas de guitarra e a fazer “jingles” para comerciais de TV e rádio.

Em 1993 lançou sua primeira “Demo tape” onde já buscava uma fusão de estilos e idéias musicais variadas. Esta fita repercutiu positivamente, com boas críticas nas revistas especializadas da época (Rock Brigade, Metal e o jornal de rock progressivo A Clava).

Durante os anos 90 deu aulas, tocou com grupos de música Country, Jazz, Bossa Nova e fez várias apresentações acompanhando músicos locais de renome como: Márcio Hallack, Kim Ribeiro, Estevão Teixeira, Big Charles, Emerson Nogueira, Dudu Lima, Ana Carolina, maestro Silvio Gomez e Orquestra de Jazz do Pró Música, entre outros.

Um momento marcante foi sua participação nas “jam sessions” do II Pró Jazz Festival em 1995, onde recebeu amplos elogios do guitarrista Nelson Faria e do baixista Nico Assumpção.

Em 1998 Fundou o Trio Instrumental Amandla, com seu irmão e baterista Leandro Scio e o baixista Dudu Lima (Stanley Jordan), com repertório calcado em “Standards” de Jazz, Bossa nova e Música Mineira.

Em outubro de 1999, o “Amandla Trio”, apresentou – se no III Pró Jazz Festival de Juiz de Fora, ao lado de nomes consagrados da Música Instrumental Brasileira tais como: Cristóvão Bastos, Mauro Senise e Pascoal Meireles. Com o “Amandla Trio Jazz” apresentou-se em várias cidades mineiras, tocando em bares e teatros até recentemente.

O ano de 2000 é marcado pelo encontro com a premiada maestrina, compositora, arranjadora e multinstrumentista Aurea Regina que após uma jam session, o convida a participar de uma de suas trilhas sonoras, numa produção para cinema. Desde então, eles vem compondo e trabalhando em parceria.

Em 2001, Alex inicia a produção e as gravações de seu primeiro CD, “Caiu Raio, Relâmpago e Trovão”, no Studio NAVE, junto ao engenheiro de som Ricardo Rezende. O CD contou ainda com a participação dos músicos Leandro Scio (bateria), Dudu Lima (baixo), Fofinho (Percussões), Big Charles (Bateria), além da colaboração de Nando Costa (Pré-produção de solos e timbres das guitarras), Hamilton Augusto (Técnico), Marcos Mendes e Marcelo Lemos (produção executiva).

Em junho de 2003, Alex foi um dos 06 selecionados, em concurso realizado, pela revista Guitar Player Brasileira, entre 700 guitarristas de todo o país, para tocar na primeira edição do Guitar Player/EM&T Festival, em São Paulo, ao lado dos maiores nomes da guitarra do país, representando a “nova safra” de guitarristas nacionais. Recebeu críticas muito positivas, sendo considerado uma das revelações da nova geração da guitarra brasileira (Revista Guitar Player nº88 – Agosto de 2003. Apresentou – se no Music Mix Hall da EM&T (Escola de Música e Tecnologia), no terceiro dia do festival, abrindo a noite, ao lado de Faíska e Michel Leme.

Em 10 de julho de 2003, Alex recebe da Câmara Municipal de Juiz de Fora a MOÇÂO DE APLAUSO Nº 258, de autoria do Vereador Antônio Jorge de Souza Marques, aprovada em reunião plenária.

No dia 10 / 11 / 2003, participou do “Programa do Jô” no quadro: “Canja do Jô”, na TV Globo, onde apresentou a música título do seu primeiro CD “Caiu Raio, Relâmpago e Trovão”, recebendo vários “Bravo!” do famoso entrevistador global.

Foi citado e elogiado pelo guitarrista Faíska em entrevista à revista Cover Guitarra nº107 de novembro de 2003.

Foi um dos destaques da coluna “Novos Acordes”, na edição nº92 de dezembro de 2003, da revista Guitar Player.

Em 16 de Dezembro de 2003 lançou seu CD no Projeto “Nossa Música”, realizado pela FUNALFA.

Em 23 de julho de 2004 foi convidado a se apresentar na quinta edição do Festival de Jazz de Ibitipoca, proporcionando uma das noites mais animadas do evento.

Em 24 de setembro de 2004, apresentou – se, como convidado especial da Orquestra de Jazz do Pró Música, na oitava edição do Pró Jazz Festival.

Em 2005, Alex convida o baixista Victor Rozeni e o baterista Silas Rezende para fazer parte de sua nova banda e dar novos rumos a sua carreira.

Em 2006, Alex inicia os trabalhos de pré-produção e gravações de seu segundo CD “FRACTAL”, viabilizado pela lei Murilo Mendes (lei municipal de incentivo à cultura) e pela prefeitura de Juiz de Fora. O CD foi gravado no estúdio “Caraíva Music”, com produção musical do compositor e arranjador Fernando Barreto, foi gravado e mixado pelo engenheiro de som Nilo Barreto e contou com o apoio dos músicos Silas Rezende (bateria), Victor Rozeni (baixo), além das participações de Gustavo Lira (Percussões), Josias Campo (teclados) e Aurea Regina (Flautas e Gaita) como convidada especial.

Em “FRACTAL”, Alex mantém sua proposta de fundir elementos da música Brasileira, a texturas rítmicas e estilos musicais do cenário internacional contemporâneo.

Em 2008 e 2009, o Alexandre monta o projeto “POWER TRIO” e continua sua proposta eclética de unir no mesmo repertório clássico de Rock, MPB e Fusion.

Em maio de 2009 Alex volta a figurar as páginas da Revista Guitar Player Brasileira. Desta vez, como um dos destaques da coluna “Destaques do MySpace” do Guitarrista Ciro Visconti.

A música “Caiu Raio Relâmpago e Trovão” passa o mês como detsaque no player de músicas do site da Revista Guitar Player no MySpace.

Atualmente Alexandre vem atuando no TriO´Clock, um power trio de música instrumental com versões e arranjos para clássicos do Fusion e da música Mineira. Recentemente voltou a fazer shows com o Amandla Jazz Trio juntamente com o baixista Dudu Lima e seu irmão Leandro Scio (bateria).

Seu mais recente trabalho pode ser ouvido no disco “SOLARIS”, lançado pelo selo SESSIONS do restaurante Brasador.
Solaris é um duo de cordas que explora a sonoridade de violões, violas caipiras e guitarras elétricas em parceria com o instrumentista e artista plástico Juliano Botti, onde os dois músicos desenvolvem temas autorais com variadas influências que vão do Blues ao Rock, a música folck britânica e também da música folclórica regional Brasileira.

 

 

 

Parceiros

 
 

Newsletter

Cadastro para Newsletter

Fique por dentro das novidades, promoções do Sessions

CAPTCHA image

  • Todos os direitos reservados a Sessions.com.br
  • Site desenvolvido pela Agência Infinit0